Olá pessoal,
No ensino superior brasileiro, em especial nos cursos de graduação, a disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica quase sempre é vista por alunos e mesmo por alguns professores como de menor importância no contexto da grade de disciplinas especializadas de cada curso. Trata-se, porém, de um engano. O ensino/aprendizado de metodologia científica, quando levado a sério, tende a beneficiar o aluno ao longo de sua formação acadêmica.
É fato que um melhor aproveitamento do aprendizado e da experiência acadêmica no seu conjunto se dá em razão dos conhecimentos obtidos na disciplina de Metodologia. A referida disciplina propedêutica vai muito além do necessário preparo para a elaboração do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), como pensam alguns.
Na medida em que a universidade se propor a formar cientistas e pesquisadores desde os primeiros anos da graduação, estará contribuindo no sentido de consolidar uma educação superior de qualidade, pautada na autonomia do indivíduo/cidadão e conectada com as exigências futuras da pós-modernidade.
Portando, criei uma categoria (ARTIGOS CIENTÍFICOS) para que os alunos interessados possam ter um rumo, possam conhecer e se habituar com estes tipos de trabalhos e também para conhecimento geral e pesquisa.
O Artigo deste post diz respeito à “Proposta de Metodologia Via Web Para Previsão e Controle de Ancoragens em Solos”
Este artigo apresenta uma metodologia via web para previsão de análise comportamental de ancoragens em obras geotécnicas, tanto em termos de previsão de capacidade de carga de tirantes, quanto em termos de controle ou desempenho de ancoragens reinjetáveis e protendidas em maciços geotécnicos. As ancoragens, como qualquer outra parte de uma estrutura de contenção, devem ser concebidas e executadas para garantir, sob a ação das cargas de trabalho, as condições mínimas de: a) segurança; b) funcionalidade; c) durabilidade. Com o objetivo de minimizar inconformidades relacionadas ao controle tecnológico de obras ancoradas, propõe-se, neste trabalho, a utilização de um aplicativo web, com geração de relatórios instantâneos, minimizando, assim, a possibilidade de erros em campo e até mesmo “maquiagem de relatórios”. Velloso (1990) afirma: “só se pode controlar aquilo que se pode verificar e só se pode exigir o que se pode controlar”. O software proposto é um aplicativo web que pode ser executado em qualquer plataforma móvel (tablets, celulares) ou computadores e pode ser acessado em qualquer local por meio da rede mundial de computadores. Os aplicativos web têm como finalidade auxiliar o engenheiro nos cálculos, organização dos projetos e geração de relatórios e gráficos, de forma simples e eficiente, minimizando a possibilidade de erros de leitura e otimizando o processo de controle tecnológico das ancoragens reinjetáveis. O modo como são atendidas essas condições irá refletir no desempenho da obra de contenção ancorada. O desempenho da estrutura de contenção (sistema de ancoragem, parede vertical e elementos de fundação) está profundamente ligado ao controle e à garantia da qualidade exigidos pelas equipes de projeto e execução da obra de contenção. Para o desenvolvimento do software CsA Geo foi utilizada a linguagem de programação orientada a objetos C# com o padrão de arquitetura MVC – Model-View-Controller. A criação das telas e da interface gráfica se deu por meio da codificação HTML 5 e o Framework Bootstrap. Para validação do programa foi utilizado a campanha de ensaios apresentados por Porto (2015). Trata-se de ensaios de recebimento, qualificação e básicos realizados nos Estados de São Paulo e Minas Gerais.
PALAVRAS-CHAVE: Ancoragens, Aplicativo Web, Controle de Qualidade.
Para ler ou baixar este conteúdo clique aqui!
Bons estudos!